segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

APÓS CRÍTICAS - Mantega quer que Dirceu se explique"


Clique para Ampliar
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, ficou incomodado com as críticas internas
FOTO: ABR

MATÉRIAS RELACIONADAS

14/2/2011
Ex-ministro da Casa Civil teria questionado o rigor do corte de R$ 50 bilhões no Orçamento do governo DilmaBrasília. O corte de R$ 50 bilhões no Orçamento explicitou as disputas internas do PT e dentro do governo de Dilma Rousseff. O anúncio fomentou uma fissura em plena comemoração dos 31 anos do PT.

Incomodado com o bombardeio do próprio partido, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, chegou a questionar o ex-ministro José Dirceu sobre a veracidade de críticas atribuídas a ele. Dirceu negou que tenha reclamado do rigor do corte.

De acordo com o relato de Mantega a interlocutores, o ex-ministro da Casa Civil disse que considerava adequados os critérios de redução de gastos promovidos pelo governo Dilma. Porém, na reunião do Diretório Nacional do PT, Dirceu incentivou o partido a acompanhar com cuidado os cortes. Segundo os participantes, ele alertou para ameaça a programas sociais e obras. O risco seria o de sucumbir à tentação neoliberal.

Ainda de acordo com petistas, Dirceu reiterou avaliação feita de que o aumento da taxa de juros não pode ser encarado como único remédio para combater a subida da inflação.

Segundo petistas, não é Mantega quem está na mira de Dirceu. Mas o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci.

Palocci, apontado como o patrocinador do ajuste fiscal, representa uma ameaça a Dirceu dentro do partido. Sua sobrevivência como expoente político depende do enfraquecimento do chefe da Casa Civil.

Ao atacar Palocci, Dirceu repete a queda de braço protagonizada pelos dois no início do governo Lula.

FONTE-DN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário