segunda-feira, 11 de outubro de 2010

"Internacional, MINEIROS SOTERRADOS - Resgate começa na próxima quarta-feira"

Familiares dos mineiros aguardam a operação no acampamento batizado de "Esperanza"
FOTO: LUIS HIDALGO/REUTERS

Homens discutem quem sairá por último; ordem de resgate será determinada por paramédicos.

Santiago. Equipes de resgate chilenas reforçaram, ontem, o túnel pelo qual serão resgatados os 33 mineradores presos sob o solo após um desmoronamento há dois meses.

Engenheiros terminaram de perfurar um poço de 625 metros de extensão e com largura um pouco maior que a dos ombros de um homem, e os mineradores usaram explosivos para colocar uma cápsula especial chamada de "Phoenix" que os levará, um de cada vez, até a superfície.

As equipes de resgate inseriram tubos de metal nos primeiros 100 metros do duto, para deixá-lo mais resistente, e o governo espera que a retirada dos mineradores comece na quarta-feira, no que será uma das tentativas de resgate mais complexas da história da mineração.

Após mais de dois meses presos na mina, os trabalhadores estão cheios de confiança, pois os trabalhos de preparação do resgate foram intensificados nos últimos dias.

Segundo autoridades do Chile, os mineiros estão discutindo sobre quem será o último a ser retirado, processo que deve durar cerca de 20 minutos para cada, já que serão içados individualmente por meio de uma fossa. O resgate de todos deve durar 48 horas.

De acordo com o Ministro da Saúde do Chile, Jaime Manalich, autoridades rascunharam uma lista com a ordem de resgate dos 33 homens e disseram que os mineiros, até então bastante cooperativos, estão discutindo sobre quem sairá por último - eles estão tão confiantes no plano de saída que pedem para seus colegas saírem primeiro.

"Eles estavam brigando com a gente, porque todo mundo queria estar no fim da fila, e não no começo", afirmou o ministro. Manalich declarou que poucos, em conversas privadas entre os mineiros, se mostraram voluntariamente dispostos a sair primeiro. "Mas nenhum deles fez isso publicamente", disse o ministro.

A ordem final de resgate provavelmente será definida por dois paramédicos, um da Marinha chilena e outro da empresa estatal de mineração Codelco, que descerão até a mina para preparar os homens para sair em uma de três cápsulas construídas por engenheiros navais chilenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário