sábado, 2 de outubro de 2010

"Internacional, MINEIROS SOTERRADOS - Resgate pode ocorrer no fim de outubro

Golborne experimenta cápsula que será usada para tirar homens de mina.
FOTO: REUTERS

Ministro chileno de Minas afirma que operação pode acontecer na segunda quinzena deste mês.

Santiago. O ministro de Minas chileno, Laurence Golborne, afirmou, ontem, que o resgate dos 33 mineiros presos desde o dia 5 de agosto passado pode acontecer na segunda quinzena de outubro.

Golborne elogiou o trabalho das equipes de resgate e engenheiros, que teria permitido antecipar a data do resgate, prevista inicialmente para dezembro e depois reduzida para novembro. "Este é um elemento positivo que indica que algumas coisas estão avançando mais rápido do que o originalmente previsto", afirmou o ministro.

Os mineiros ficaram soterrados a 700 metros da superfície, depois que a estrutura da mina desabou e os prendeu em um espaço equivalente a um pequeno apartamento. Eles resistiram 17 dias com pouca comida e água até surpreenderem o mundo quando foram encontrados com vida. Desde então, seu resgate se transformou em uma espécie de reality show, acompanhado pelos familiares no local e pela imprensa.

Para aguentar a longa espera, as equipes estabeleceram uma rotina disciplinada, planejada não só para mantê-los mental e fisicamente saudáveis, mas trabalhando juntos. O plano, segundo o psiquiatra que chefia os esforços de resgate, Alberto Iturra Benavides, é deixá-los "sem nenhuma alternativa possível a não ser sobreviver" até que as escavadeiras terminem os túneis de resgate.

Divididos em três grupos de 11, eles dormem em camas dobráveis em três partes separadas da mina, trabalham em três turnos e dividem o almoço ao meio-dia para manter a unidade. A rotina começa com o café da manhã - café ou chá quente com leite, e sanduíche de queijo com presunto. Depois, muito trabalho: remover as pedras que caem durante os trabalhos de escavação para o resgate, limpar o lixo e esvaziar o banheiro, e ir até as cápsulas chamadas "palomas", que chegam lá embaixo com suprimentos.

Os mineiros têm que remover o conteúdo rapidamente, comida, roupas limpas, remédios, cartas de familiares e outros suprimentos, e mandá-las para cima com materiais como roupas sujas. Cada viagem para baixo leva de 12 a 15 minutos, mais quatro minutos para descarregar e cinco para recarregar. Ao menos três mineiros ficam no local para realizar essa tarefa. Outro tubo é usado para comunicações, eletricidade, ar e água.

Os tubos bombeiam pelo menos 100 litros de água por dia, e cerca de 114 metros cúbicos de ar fresco por hora para dentro da mina, segundo Erik Araya, geólogo da Codelco, estatal de cobre chilena. Isso permite que os trabalhadores tomem banho e diminui o calor lá embaixo.

Graças ao ar bombeado, algumas seções mais abaixo tiveram a temperatura reduzida para cerca de 28ºC, enquanto a parte mais elevada da câmara permanece acima dos 32ºC. Em geral, os mineiros vestem camisetas e shorts, meias e botas pesadas. A equipe de resgate considera enviar tênis de corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário