quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

"CERCO POLICIAL - Pistoleiros presos com armas"

Armas para o crime: Cel. Werisleik Ponte Matias, comandante do Batalhão de Policiamento Comunitário (Ronda do Quarteirão), mostra os revólveres e a pistola dos acusados
FOTOS: MIGUEL PORTELA

Atrás das grades: Francisco José da Silva Santos, 20; e Francisco Jéfferson Arruda Silva, 18, apontaram o mandante

Bandidos contratados para executar um jovem foram capturados e o mandante acabou morto em confronto com a PM

Uma tentativa de homicídio registrada no começo da tarde de ontem, no bairro Ancuri, na Grande Messejana, terminou com o mandante do crime morto após tiroteio com a Polícia, uma adolescente de 15 anos baleada e os dois atiradores, que haviam sido contratados para cometer o delito, presos por policiais militares do Ronda do Quarteirão e da Força Tática de Apoio (FTA) da 2ª Companhia do 5º BPM (Messejana).

Na mesma operação, uma pistola calibre 380 ACP e dois revólveres 38 foram apreendidos durante o cerco policial aos acusados. De acordo com o coronel PM Werisleik Ponte Matias, comandante do Batalhão de Policiamento Comunitário (BpCom), Francisco José da Silva Santos, 20; e Francisco Jéferson Arruda Silva, 18, haviam sido contratados para matar um adolescente de 17 anos, morador da Rua Parque das Flores, no bairro Ancuri, na Grande Messejana.

Armados:
Ao chegar armados ao local, os dois jovens invadiram a casa do adolescente que eles pretendiam matar e passaram a atirar contra o rapaz e a namorada dele, uma garota de apenas 15 anos. O homem que seria o alvo dos disparos conseguiu fugir pelos fundos da residência e não foi atingido. Já a garota, acabou sendo baleada na perna direita. O tiro transfixou e também provocou ferimentos na perna esquerda da vítima. Ela foi levada para o Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira, o ´Frotinha´ de Messejana, mas não corre risco de morte.

Enquanto os acusados do crime fugiam sem terem eliminado a vítima, patrulhas do Ronda do Quarteirão e da FTA-Motos, da 2ªCia/5ºBPM, se dirigiam para o local do tiroteio.

Um cerco foi realizado e os soldados Hermes Barcelos, Araripe, Eudes e Augusto, com o apoio de patrulhas do Ronda, conseguiram capturar os dois suspeitos. As armas foram localizadas em um matagal. Após a prisão dos executores, os PMs obtiveram a informação de que o mandante do crime era o irmão de um dos acusados, identificado como Willame da Silva Santos, 22.

Segundo a Polícia, durante a abordagem na casa de Willame, também conhecido como ´Chinês´, houve tiroteio. ´Chinês´ foi baleado e levado para o Frotinha de Messejana, mas não resistiu. De acordo com o major PM Marden Oliveira, comandante da 2ª Cia/5ºBPM, Willame respondia a vários crimes como assaltos e homicídios. "Ele, inclusive, era apontado como sendo um dos autores da morte do soldado Valmir, no ano de 2008", afirmou o oficial.

Motivo:
A Polícia ainda investiga a motivação do atentado contra o adolescente. Um dos acusados afirmou ter sido ameaçado pelo jovem. Para o capitão Gerlúcio Vieira, supervisor do policiamento do Ronda em Messejana, o caso pode ter ligação com tráfico de drogas na região. O adolescente vítima da tentativa do homicídio negou ter envolvimento com drogas. Ele contou que, no mês de outubro deste ano, havia sido baleado, no braço e nas nádegas, pelas mesmas pessoas e no mesmo local.

EMERSON RODRIGUES
REPÓRTER DN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário