sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

"FORÇA NUCLEAR - Coreia ameaça ´guerra santa´"

Demonstração de força: a Coreia do Sul testou 100 tipos de armas, como mísseis e tanques, usando munição real
FOTO: REUTERS

Governo comunista faz duras declarações em resposta aos importantes exercícios militares da Coreia do Sul

Seul, Coreia do Sul. A Coreia do Norte ameaçou, ontem, travar uma "guerra santa" contra o Sul usando sua força nuclear, enquanto o presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, prometeu um "contra-ataque impiedoso" se seu território for atacado novamente.

Os dois lados elevaram o tom da retórica no dia em que a Coreia do Sul realizou grandes exercícios militares em terra, mar e ar, aos quais a Coreia do Norte reagiu com ameaças.

"Para conter a tentativa intencional do inimigo de levar a situação à beira de um guerra, nossas forças revolucionárias estão se preparando para começar uma guerra santa a qualquer momento necessário por meio de intimidação nuclear", disse o ministro norte-coreano das Forças Armadas, Kim Yong-chun, segundo a agência de notícias oficial do governo, a KCNA.

A Coreia do Norte, que normalmente faz ameaças ao Sul, vinha mantendo uma postura contida em relação aos exercícios militares de Seul até as afirmações do ministro, que foram dadas durante uma marcha para comemorar a ascensão ao poder do líder do país, Kim Jong-il, há 19 anos.

A crise na região se agravou desde que no mês passado a Coreia do Norte bombardeou uma ilha do Sul, deixando quatro mortos, inclusive dois civis.

Ontem, a Coreia do Sul realizou as mais importantes manobras militares aéreas e terrestres de sua história. Pelo menos 800 soldados participaram das manobras com munição real, nas quais 100 tipos de armas foram testadas, como mísseis antitanque, helicópteros de ataque e seis aviões de combate.

Na última quarta-feira, a Coreia do Sul iniciou manobras navais ao leste da península, no mar do Japão, a 100 quilômetros da fronteira com o Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário