segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

"OTIMISMO - Para Mantega, Alencar irá à posse de Dilma"

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, que fez uma visita de meia hora, afirmou que José Alencar fez piadas e reclamou dos juros, sempre articulando bem as palavras
FOTO: ANTÔNIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL - DN

Ministro da Fazenda visitou o vice-presidente; médico afirma que Alencar está bem e que se alimenta normalmente

São Paulo. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, visitou ontem o vice-presidente José Alencar, internado desde quarta-feira no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com quadro grave de hemorragia digestiva.

Na opinião do ministro, Alencar está se recuperando muito rapidamente e deve ter condições de ir à posse da presidente eleita, Dilma Rousseff, no dia 1º de janeiro de 2011. "Esse é o desejo dele, mas é a opinião de um leigo. Não falei com nenhum médico sobre o assunto", afirmou Mantega.

O ministro relatou que eles conversaram sobre economia. Brincando, ressaltou que falaram sobre juros e que o vice reclamou, "mas não vou contar o que ele disse". "Falou das questões do País com toda lucidez e com a disposição que o moveu por todos esses anos", acrescentou Mantega, que vai continuar no cargo durante o governo Dilma Rousseff.

Também ontem, Alencar recebeu a visita dos netos. "O filho dele disse que ele deve ter condições de estar lá (na posse de Dilma)", afirmou Mantega.

Sobre o elogio que Alencar fez pela manutenção de Mantega no governo Dilma, o ministro disse que ficou muito feliz e que recebeu as palavras com "muito gosto, sobretudo vindo de quem veio: um grande empresário, com longa trajetória política e que entende de economia".

Segundo Mantega, Alencar não foi um vice "amorfo como tantos outros". "Ele teve uma papel maior no governo", disse. "O Alencar ajudou na eleição do Lula. Por ser um empresário, deu a confiança que talvez o Lula não tivesse naquele momento", concluiu. O ministro chegou ao hospital por volta das 12h30 (horário de Brasília) e permaneceu lá por meia hora. Ele ainda contou que Alencar fez piadas.

Recuperação:
O médico Raul Cutait afirmou, ontem, que Alencar está bem, se alimentando normalmente e não precisou realizar hemodiálise nem transfusão de sangue. O vice-presidente foi internado na última quarta-feira, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com quadro grave de hemorragia digestiva, e permanece internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Alencar combate um câncer na região do abdome há mais de 15 anos, e já passou por 17 cirurgias. No último dia 27, foi operado para desobstruir o intestino. A cirurgia durou cinco horas e resultou na extração de dois nódulos e 20 centímetros de seu intestino delgado. No fim do procedimento, ele chegou a sofrer uma arritmia cardíaca, que foi revertida.

Em novembro, ele teve um infarto que pode ter sido provocado por anticoagulantes usados contra o tumor durante a quimioterapia. Em setembro, Alencar teve um edema agudo no pulmão. Em julho de 2009, o vice-presidente passou pela mais complicada das cirurgias na luta contra o câncer. O procedimento, para desobstrução intestinal, durou 17 horas.

Como o quadro de saúde dele é estável, ontem não foi divulgado boletim médico. Alencar recebeu a visita dos médicos por volta das 11h, mas eles não deram uma entrevista coletiva como fizeram na véspera. O tratamento a partir de agora será feito exclusivamente com medicamentos e está descartada, no momento, a possibilidade de novas cirurgias.

José Alencar passou a noite de Natal no hospital ao lado da mulher e dos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário