terça-feira, 3 de agosto de 2010

"DEVER CUMPRIDO - Ministro Eros Graus se aposenta do STF"

O quarto ministro do Supremo nomeado por Lula completa 70 anos no próximo dia 19 e seria aposentado compulsoriamente

Brasília. O ministro do Supremo Tribunal Federal Eros Grau se aposentou nesta segunda-feira. O decreto de sua aposentadoria foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada e publicado ontem no Diário Oficial da União.

Eros não retorna ao tribunal nem para as homenagens que são feitas para os ministros que estão deixando a Corte. "Meu tempo de Brasília chegou ao fim", disse.

Eros Grau completa 70 anos no dia 19 de agosto e seria aposentado compulsoriamente. O ministro havia cogitado se aposentar no ano passado.

Ele demonstrava insatisfação com o dia-a-dia da Corte, com o excesso de processos, as sessões demoradas e as discussões intermináveis sobre minúcias de algumas ações. Apesar disso, preferiu deixar o tribunal semanas antes do aniversário. Sua última sessão no tribunal foi no dia 18 de junho.

Eros Grau foi o quarto ministro do Supremo nomeado pelo presidente Lula. Gaúcho de Santa Maria, ele exerceu a advocacia de 1963 até sua nomeação para o tribunal. Seu nome foi um dos primeiros a ser lembrado por Lula, logo depois de eleito, para o STF.

A aposentadoria do ministro abre, oficialmente, o processo de escolha de seu substituto, o nono indicado por Lula para o tribunal. Mas Lula, conforme integrantes do governo, quer escolher o sucessor de Eros apenas depois das eleições de outubro.

Até lá, o tribunal funcionará com dez ministros. Nessa corrida, o presidente do Superior Tribunal de Justiça, Cesar Asfor Rocha, é tido como favorito.

Mas outros nomes estão sendo lembrados pelo governo como possíveis alternativas para o lugar de Graus, especialmente o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, e do advogado Luís Roberto Barroso.

FONTE: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário