terça-feira, 7 de dezembro de 2010

"PREVENÇÃO - Defesa Civil capacitada para combater a dengue"

Em Fortaleza, as Secretarias Executivas Regionais realizam mutirões educativos para orientar a população sobre a importância de se prevenirem contra o Aedes aegypti
FOTO: MIGUEL PORTELA

Técnicos da Secretaria da Saúde chamaram a atenção para efetivação dos comitês de combate à dengue nas cidades

"A dengue é democrática, não tem preferência por raça, credo, ou situação financeira". Assim começaram as mobilizações em prol de se evitar uma possível epidemia de Dengue em 2011 no Estado. Durante todo o dia de ontem, os coordenadores da Defesa Civil dos 184 municípios foram capacitados pela Secretaria da Saúde (Sesa) a fim de que possam ser aliados na luta contra o mosquito Aedes aegypti.

Foram expostos aos participantes as formas de prevenção da doença, assim como os itens que compõem o Plano Nacional de Combate, que vai deste a luta contra o vetor, no caso a larva, até capacitação de recursos e legislação.

Projetos sociais:
A gerente de ação comunitária da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), Ana Priscila Melo Jardim, explicou que, através dos projetos sociais que a Defesa tem, além de suas regionais e coordenação municipal, será possível o alcance junto a sociedade. Como exemplo ela citou o programa que existe entre o Corpo de Bombeiros e os idosos, em que esses são conscientizados sobre a sua responsabilidade no combate ao mosquito. "Nós os informamos e fazemos deles multiplicadores e vigilantes. E eles passam o conhecimento para os vizinhos".

Durante a tarde de ontem foi ressaltada a importância de se estar alerta, assim como de se colocar em prática os comitês de combate à dengue. "Toda cidade tem um grupo formado, mas eu conheço poucos ativados. Estamos com o risco muito alto, não dá para ficar de brincadeira, temos que agir e chamar a sociedade para sua responsabilidade também", disse o assessor técnico de controle da dengue, Francisco Cialdini Frota.

Estava previsto para ontem a exposição do plano de emergência para desastres no período de chuvas. Porém, devido a capacitação foi adiada. A representante da Cedec, informou que a Defesa Civil irá atrás dos municípios que já têm esse plano, para daí fazer um balanço e ver em quais terá que ajudar na sua elaboração. "Esse programa é composto pelo mapeamento das áreas de risco e a intersetorialidade dos órgãos". Priscila explicou que a dengue é considerada um desastre misto, pois é a soma da ação do homem mais o agente natural. De acordo com informações da Sesa, até o momento os municípios de Tauá, Crateús, Pentecoste, Caucaia, Massapê, Juazeiro e Brejo Santo solicitaram ajuda do Estado na luta contra a doença. Foram enviados carros de Ultra Baixo Volume (Fumacê) para a eliminação do mosquito adulto. Hoje a Sesa se reunirá com os gestores das cidades de risco ´Alto´ e ´Muito Alto´.

Fique por dentro
O que é a dengue

Doença causada por vírus, que provoca febre alta e repentina. Existem, no mundo, quatro vírus que provocam a Dengue: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.

Todos eles causam os mesmos sintomas. Mas, quando uma pessoa pega um tipo de vírus, fica imunizada somente contra ele. Dessa forma a pessoa pode pegar dengue até quatro vezes, se for picada por mosquitos infectados pelos diferentes sorotipos.

A Dengue é mais comum nas áreas urbanas, principalmente nas cidades maiores, onde há mais aglomeração de habitantes e onde é maior a quantidade de criadouros artificiais, resultantes da ação do ser humano - lajes de prédios, calhas, lixos e objetos que acumulem água dentro de casa. Há também transmissão em cidades menores e rurais.

THAYS LAVOR
REPÓRTER DN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário