Ataque ousado: quadrilha deixou um rastro de destruição na agência do Banco do Brasil, a exemplo do que tem ocorrido nos assaltos a bancos no Interior do Ceará
FOTO: ALEX PIMENTEL
Criminosos agem com mais violência, aterrorizam população, fazem reféns e detonam cofre com dinamites
Itapiúna - Utilizando a mesma estratégia, bandidos fortemente armados roubaram o 29° banco no Interior do Ceará neste ano. Dessa vez, a agência atacada foi a do Banco do Brasil de Itapiúna, na região do Maciço de Baturité. Cerca de 15 bandidos armados chegaram à cidade por volta das duas horas da madrugada de ontem. Foram até a unidade bancária, quebraram vidraças, destruíram caixas eletrônicos e arrombaram o cofre usando dinamites. Segundo estimativas da Polícia Militar, os criminosos levaram meio milhão de reais.
Conforme populares, quando o bando invadiu a cidade trazia três pessoas como reféns. As vítimas pernoitavam em um posto de combustível na entrada da cidade. Foram obrigadas a entregar o veículo, uma caminhoneta D-20 de Juazeiro do Norte. Outras oito pessoas que caminhavam pelo Centro também foram capturadas pelos bandidos. O proprietário da D-20 só recuperou o veículo porque os bandidos perderam o controle e desceram um aterro no momento da fuga. O carro foi abandonado na CE-060, nas proximidades do Km 130, entre Itapiúna e o distrito de Caio Prado.
O delegado disse que os 11 habitantes de Itapiúna feitos reféns serviram de escudos humanos. Os bandidos formaram barricadas com carros. Um caminhão de transporte de laticínios foi usado para fechar a entrada da cidade. "Eles entraram atirando", disse Milson Teixeira, acrescentando que os marginais usavam armas longas e cobriram os rostos com balaclavas. Após explodirem o cofre-forte da agência, com cinco "bananas" de dinamite, fugiram pela estrada de acesso às cidades Canindé e Boa Viagem.
Cerca de 30 policiais militares lotados na 2ª Companhia do 4ºBPM (Baturité), na 2ª Companhia do 1ºBPM (Quixadá) e no Comando Tático Motorizado (Cotam) da Capital, cercaram a região à procura dos bandidos.
Protesto:
Um protesto de proprietários de paus-de-arara na CE-456, no início da manhã atrapalhou o deslocamento de viaturas no município de Choró. Os policiais seguiam a suposta rota de fuga, com destino a Canindé. A rodovia ficou bloqueada por mais de duas horas com caminhões atravessados na pista. A manifestação acabou facilitando a fuga dos criminosos.
Como ocorreu nas outras agências, um rastro de destruição foi deixado pelos criminosos. Na fuga, um dos veículos usados no assalto, um Celta, foi incendiado no distrito de Caio PradoO titular da Delegacia Regional de Baturité, Milson Teixeira, esteve em Itapiúna e deu início às investigações sobre a ação da quadrilha.
ALEX PIMENTEL
COLABORADOR
Nenhum comentário:
Postar um comentário