terça-feira, 7 de junho de 2011

"fenômeno - Última aparição"

Publicado em 7 de junho de 2011 
  • Imprimir
  • Enviar
  • Aumentar
  • Diminuir
 
Clique para Ampliar
Crepúsculo de um artilheiro: Ronaldo vai entrar em campo apenas aos 30 minutos do primeiro tempo do jogo contra a Romênia e será substituído no intervalo
FOTO: REUTERS
Um dos maiores atacantes da história, Ronaldo, se despede hoje da Seleção e aposta em Neymar para o futuro

Na noite desta terça-feira, quando a Seleção Brasileira entrar em campo para jogar um amistoso com a Romênia, às 21h50, no Pacaembu, o ex-atacante Ronaldo vai escrever o último capítulo de sua história com a famosa camisa amarela.

O último amistoso antes da Copa América - que será em julho, na Argentina - terá momento mágico aos 30 minutos, quando o eterno camisa 9 da Seleção virá dos vestiários para o campo. Serão 15 minutos jogando e, não sabe-se quantos, recebendo as merecidas homenagens pelos serviços prestados ao País. Em 104 jogos são nada menos de 67 gols, três finais de Copas do Mundo disputadas com dois títulos conquistados (1994 e 2002) e a marca de maior artilheiro dos Mundiais, com 15 gols.

"Estou muito feliz, emocionado de encerrar essa etapa da minha vida com a Seleção, foi um aprendizado muito grande", afirmou Ronaldo, pela manhã, ao receber homenagem da CBF. "Eu estou tremendo todo de nervoso, emocionado. Lógico que seria um sonho me despedir fazendo gol. E para isso já comentei com meus amigos que chegou dentro da área é para cair", brincou. "Daí, ainda tenho de fazer o gol de pênalti, o que não é fácil", enfatizou.

Ronaldo, na verdade, foi um dos maiores goleadores do País. Sua frieza na frente dos goleiros é uma virtude vista em poucos jogadores. Não por acaso, o Brasil agora se vê carente de um novo camisa 9. Não há, ao menos Mano Menezes ainda não encontrou, alguém que possa assumir o número. Em sete amistosos sob a batuta do treinador gaúcho, oito centroavantes foram chamados.

Alexandre Pato, do Milan, é quem mais agradou ao técnico. Por isso está sendo aguardado - recupera-se de lesão no ombro - para a convocação final para a Copa América. O médico da Seleção, José Luís Runco, deu indícios de que o craque estará no grupo. Nilmar também agrada e vem sendo presença constante nas listas de Mano Menezes.

Neymar

"Eu servi (a Seleção) com muito amor, muita dedicação, entrega e acho que correspondi. Fiquei muito honrado de tudo que fiz, orgulhoso e não tenho a pretensão de ser insubstituível", disse Ronaldo. "Com certeza vai aparecer um outro grande jogador. Com certeza o povo não vai ficar órfão de um grande craque", afirmou.

E fez sua aposta para quem passará a coroa. Não para a camisa 9. "Sem dúvida o Neymar. É um jogador que tem talento imenso e muita margem para melhorar ainda, tecnicamente, taticamente e fisicamente. Eu acho que o Neymar é a aposta do futuro para mim".

Saiba Mais

Origem

Ronaldo Luís Nazário de Lima nasceu em 22 de setembro de 1976, no subúrbio carioca de Bento Ribeiro

Clubes

O Fenômeno passou por Cruzeiro (93-94), PSV-Eindhoven (94-96), Barcelona (96-97), Inter de Milão (97-2002), Real Madrid (2002-2007), Milan (2007-2008) e Corinthians (2009-2011)

Gols

Ronaldo marcou 352 gols em 517 jogos na carreira, obtendo uma média de 0,68 gols por partida

Pelo Corinthians

O último gol de Ronaldo em jogos oficiais ocorreu contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão, em 10 de novembro de 2010

COPA AMÉRICA
Definição sobre Pato e Ganso deve sair hoje

Mano Menezes revelou ontem que ainda tem dúvida sobre a convocação do meia Paulo Henrique Ganso e do atacante Alexandre Pato para a disputa da Copa América. Os dois se recuperam de lesão e, caso tenham condições físicas, estarão na lista de 22 jogadores que o técnico da Seleção promete anunciar na noite desta terça, após o amistoso.

Ganso, do Santos, sofreu lesão muscular na coxa direita no primeiro jogo da final do Paulistão contra o Corinthians. E Alexandre Pato teve uma contusão no ombro esquerdo, em 22 de maio, durante partida do Milan pela última rodada do Italiano. Ambos já voltaram aos treinos, mas Mano quer ter certeza de que eles terão condições físicas de disputar a Copa América. Por isso, mantém o suspense sobre a convocação dos atletas.

Só se for 100%

A comissão técnica da Seleção está acompanhando de perto a evolução da recuperação dos dois jogadores, ambos considerados titulares do time de Mano. "Temos as informações (sobre Alexandre Pato e Paulo Henrique Ganso), só falta a decisão final. Só vai para a Copa América se estiver pronto fisicamente", afirmou o treinador, durante entrevista coletiva nesta segunda, quando admitiu que não tem "muitas dúvidas" para definir a lista de convocados.

Além da dúvida sobre Paulo Henrique Ganso e Alexandre Pato, Mano Menezes vai escolher os 22 inscritos da Copa América dentro da lista de 27 convocados para os amistosos contra Holanda e Romênia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário