quinta-feira, 9 de junho de 2011

"educação cearense - Cid Gomes mostra avanços no ensino"



Publicado no DN em 9 de junho de 2011 
  • Imprimir
  • Enviar
  • Aumentar
  • Diminuir
 
Segundo o governador do Ceará, no próximo mês os professores terão ajuste nas tabelas de vencimentos
Brasília Enquanto os professores da rede estadual de ensino ameaçam entrar em greve, o governador do Ceará, Cid Gomes, disse ontem, em Brasília, que o Estado já paga o piso salarial nacional do magistério desde agosto de 2008. "Há um mês o Supremo entendeu diferente do que tinha determinado antes, que o piso que tem de ser uma das rubricas do vencimento dos professores. Em julho, estaremos fazendo o ajuste das tabelas de vencimentos", explicou o governador que participou de um debate na tarde de ontem ao lado da secretária da Educação, Izolda Cela, na Câmara sobre o Plano Nacional de Educação (PNE).

Cid apresentou o trabalho desenvolvido no Ceará que tornou o Estado um dos mais avançados na questão educacional dentro da região nordeste e fez uma análise que o fundamental é se estabelecer em nível nacional o papel de cada um dos entes federados na Educação.

"Acho que deveria se fixar prazos e estabelecer competências, quem é responsável pelo o que", disse o governador, que defende que a educação infantil seja responsabilidade municipal, enquanto o ensino médio deve ficar a cargo do Estado e o ensino superior deve ser de responsabilidade da União.

"Hoje 82% do ensino fundamental no Ceará já é de responsabilidade dos municípios", informou Cid Gomes.

Ao debater o PNE, que deverá ser votado ainda neste ano no Congresso, Cid informou que no Ceará o governo faz uma prova para o 2º ano do ensino fundamental e para as quinta e oitava séries para avaliar a educação e saber onde investir os recursos do Estado. O governador informou que o Ceará gasta em média R$ 7 mil reais ano por estudante, contando com folha de pagamento e investimentos em infraestrutura educacional. "Na educação é possível conseguir resultados em curto prazo. Em quatro anos conseguimos um extraordinário avanço".

Querela com ministro
Quanto à visita do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento hoje ao Estado, Cid não quis entrar em polêmica e afirmou que não promoveu um rally, mas sim mostrou a real situação das estradas cearenses. "Não promovi nada eu só participei. Eu não vou encontrar com o ministro e também não quero fazer disto uma questão pessoal. Eu fiz um protesto, ecoando os sentimentos dos cearenses, que reclamam demais do estado das BRs. Se o ministro vai pra lá para anunciar alguma ação ótimo, era o que o Ceará estava precisando".

ANNE FURTADOSUCURSAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário