NOTÍCIAS RELACIONADAS
- 16/03/2011 - Houve derretimento em usina no Japão, dizem EUA
- 16/03/2011 - Dano do tremor no Japão pode alcançar 20 tri de ienes
- 16/03/2011 - CNI: catástrofe no Japão afetará exportações do Brasil
- 16/03/2011 - Situação em Fukushima é 'muito séria', avalia AIEA
- 16/03/2011 - Nível de radiação leva pânico a Tóquio
Agência Estado
O nível de radiação subiu nesta terça-feira (15) a um patamar 20 vezes superior ao normal em Tóquio, a mais populosa região metropolitana do mundo, com 32 milhões de habitantes. Esse grau de radioatividade ainda não causa danos à saúde, mas o pânico causado pelo risco de uma catástrofe nuclear derrubou a bolsa de valores, levou estrangeiros a abandonar em massa a cidade e agravou a angústia dos japoneses, que ainda estão sob o impacto do terremoto seguido de tsunami que devastou o nordeste do país na sexta-feira.
O governo ressaltou que a radiação encontrada na capital está longe de afetar a saúde humana, mas a sucessão de desastres nas duas usinas nucleares localizadas a 240 quilômetros ao norte da cidade provoca incerteza em relação ao desfecho da crise.
O aumento da ansiedade dos habitantes de Tóquio ficou evidente no movimento de estocagem de alimentos e água. Pessoas que estão na capital disseram por telefone à reportagem que há prateleiras vazias nos supermercados. A tensão aumentou ainda mais na tarde dessa terça, quando um tremor de seis graus na escala Richter atingiu o leste do país e chacoalhou prédios da capital.
FONTE: DN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário