segunda-feira, 21 de março de 2011

"CONFLITO NA LÍBIA - Kadafi ordena novo cessar-fogo"

Soldado líbio do exército leal ao ditador Muammar Kadafi mantém guarda na Praça Verde, na capital Trípoli
FOTO: REUTERS

Os Estados Unidos lançaram ontem a segunda fase de operação contra forças de Muammar Kadafi

Trípoli. O regime do ditador líbio, Muammar Kadafi, anunciou ontem um novo cessar-fogo imediato, em resposta "ao apelo da União Africana pelo fim das hostilidades", declarou um porta-voz do Exército durante coletiva. Mais de 8 mil líbios "alinhados" com o movimento rebelde que se levantou contra o ditador foram mortos nos confrontos do último mês, disse neste domingo ontem um porta-voz do grupo à TV Al Jazeera.

O anúncio de cessar-fogo ocorre menos de 24 horas depois de bombardeios das forças dos EUA, França e Reino Unido, após uma resolução aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU que autorizava o uso da força para "proteger civis líbios" das tropas de Kadafi.

"As forças armadas líbias divulgaram um comunicado para que todas as unidades militares respeitem o cessar-fogo imediato", disse o porta-voz. Mais cedo, as forças leais a Kadafi, lançaram uma ofensiva contra a cidade de Misrata, a terceira maior do país e dominada por rebeldes da oposição.

No sábado, Misrata foi um dos alvos do ataque das forças ocidentais, que bombardearam as forças de Kadafi perto de Benghazi (leste) e cerca de 20 alvos do sistema integrado de defesa aérea.

Um morador da região, que se identificou apenas como Sami, disse que duas pessoas foram mortas por franco-atiradores. "Eles (franco-atiradores) ainda estão nos telhados. Estão sendo apoiados por quatro tanques que estão patrulhando a cidade. Está ficando muito difícil para as pessoas saírem". Sami disse que forças de Kadafi possuem barcos cercando o porto e impedindo que chegue ajuda até a cidade. Abdelbasset, um porta-voz dos rebeldes, confirmou os combates. "Seus tanques estão no centro de Misrata são tantas vítimas que não podemos contá-las", disse.

Segunda fase
Os Estados Unidos lançaram ataques aéreos contra a Líbia na segunda fase da operação Aurora da Odisseia. Um porta-voz do Comando África dos Estados Unidos (Africom) disse que ao menos 19 aviões americanos, entre eles três bombardeiros furtivos B2, atacaram alvos ao amanhecer. Uma autoridade militar da coalizão confirmou à TV CNN que o prédio administrativo do complexo residencial do ditador, em Trípoli, foi atacado por conter instalações de comando e controle das forças aéreas líbias.

FONTE: DN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário