terça-feira, 11 de janeiro de 2011

"INTERNET - Cinturão Digital ainda neste mês"

Os cearenses devem esperar um pouco mais para que o projeto Cinturão Digital seja inaugurado no Estado. O comunicado é do presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Fernando Carvalho. Ele alega que o serviço não foi entregue à população porque a fase de testes ainda está sendo concluída. A previsão é que no final de janeiro o projeto seja inaugurado pelo governado Estado, Cid Gomes.

O Cinturão Digital corresponde a uma estrutura de quase 3 mil km de fibra ótica que levará internet banda larga sem fio para os 184 municípios do Ceará, contemplando mais de 80% da população. Na primeira fase do projeto, apenas 56 cidades serão beneficiadas, embora toda a estrutura física já esteja pronta. Ao todo, o Governo gastou em torno de R$ 50 milhões.

De acordo com Fernando Carvalho, os testes realizados foram satisfatórios. Escolas públicas e diversos pontos do Estado são alguns dos lugares que terão acesso livre à internet banda larga. Após a implantação do projeto, um leilão de parte da infraestrutura do Cinturão Digital para empresas privadas deve ser realizado, considerando que o Governo não utilizará parte da capacidade do acesso.

Competitividade
As empresas farão a manutenção e a atualização tecnológica da rede. Fernando explica que a tendência é uma maior competitividade entre essas empresas. "A população deve esperar uma massificação do uso da internet banda larga", considera.

Segundo o Governo, apenas cinco dos 184 municípios do Ceará possuem banda larga de 1 a 2 Mbps, a preços considerados caros, com baixa velocidade de acesso e baixa qualidade. A implantação do Cinturão Digital começou em 2008 e a conclusão estava prevista para dezembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário