domingo, 21 de março de 2010

"PREFEITURA DE CHAVAL EFETUA OBRAS NAS ESCOLAS OBJETO DE DENUNCIAS DE DESVIO DE VERBA PUBLICA"

A denuncia formulada pelo vereador de oposição Fernando Falcão referente a um suposto desvio de verbas públicas federais oriundas do FUNDEB que segundo o vereador deveriam ter sido aplicadas na reforma das escolas da Rede Pública de Ensino de Chaval/CE parece que surtiu algum efeito. A denuncia versa acerca de uma suposta fraude na licitação referente às ditas reformas. Para o vereador a Prefeitura de Chaval/CE por meio de sua Prefeita Janaline Pacheco efetuou pagamentos à empresa GUIMARÃES LTDA no patamar de pouco mais 137 mil reais.

Segundo o vereador, a GUIMARÃES Ltda se trata de uma empresa 'fantasma' que recebeu os valores sem que a licitação tivesse sido concluida. Relembrando o caso, o vereador afirma com base em documentos fornecidos pela própria Prefeitura de Chaval/CE que a licitação foi concluida em março de 2009, todavia os pagamentos foram efetuados à empresa GUIMARÃES Ltda em janeiro e fevereiro de 2009. Ressalta ainda que em dezembro de 2009 os vereadores de oposição montaram uma espécia de força-tarefa com o objetivo de fiscalizar as obras supostamente efetuadas e constatam que não havia sido executado sequer 5% (cinco por cento) do que havia sido pago pela prefeitura. Alega o vereador denunciante que isto configura desvio de verbas publicas e que denunciou às autoridades competentes o ocorrido.

O mais interessante é que, conforme postado no blog do vereador Fernando Falcão, agora em 2010, uma ano após o pagamento das obras e pouco mais de um mês das denuncias, a prefeitura está efetuando a pintura das escolas objeto das denuncias de desvio de verbas públicas. Ainda conforme informado pelo vereador Fernando, a ex-gestora do FUNDEB e vereadora Sra. Francisca Magalhães Ângelo, conhecida por Ivânia declarou no plenário da Câmara Municipal que constavam em caixa mais 60 mil reais a serem aplicados na continuação da reforma das escolas. Entretanto o vereador afirma que do empenho no valor de pouco mais de 149 mil reais, foram pagos mais de 137 mil reais, ou seja, não há qualquer possibilidade de haver 60 mil reais em caixa.

O mais interessante é que nesse momento as escolas estão sendo pintadas pela administração. Vejamos:
FONTE: Blog do Jorge Umbelino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário