sexta-feira, 29 de julho de 2011

"MATERIA PUBLICA NO DIARIO DO NORDESTE DE 29/07/2011 - REGIONAL""

JERICOACOARA - Atendimento em posto é precário

Passar alguns dias no paraíso cearense de Jericoacoara, no Litoral Oeste, pode representar risco, se durante a estadia o turista precisar de auxilio médico. O único posto de saúde da vila funciona como unidade do Programa Saúde da Família (PSF), trabalhando de segunda a sexta-feira em horário comercial. Segundo a coordenadora do posto, a enfermeira Rogéria Bento, o local não tem médico plantonista, nem centro cirúrgico para pequenos procedimentos. "Trabalhamos com a prevenção e não com o atendimento de emergência. Fazemos pré-natal, acompanhamos pacientes com hipertensão e diabetes, por exemplo, além de acompanharmos todo o calendário de vacinação nacional", explica.

A unidade de saúde da vila é um dos principais problemas enfrentados pelos 30 mil turistas que visitam Jericoacoara todos os meses, além dos 17 mil moradores do local. "Recentemente, um turista que estava hospedado na pousada onde trabalho teve sintomas de infarto, como formigamento e queda de pressão. Eram 18h30 e o posto estava fechado e ninguém encontrou o médico fora do horário de atendimento. Apenas às 21 horas conseguimos fornecer atendimento ao estrangeiro que ficou muito assustado com a possibilidade de não ser socorrido a tempo", conta Oswaldo Leal, gerente da Pousada Chili Beach e integrante da Agência de Desenvolvimento do Turismo.

Insatisfação

Andando pela vila não é difícil achar moradores insatisfeitos com o atendimento. Os pescadores Marco Alves da Silva e Ricardo Arteiro voltavam da pescaria e já tinham uma história para demonstrar a inexperiência do posto. "Depois de um dia de trabalho, um esporão de peixe ficou preso no meu pé. Fui ao posto, mas ninguém conseguia retirar e tive que ir à Acaraú para ter um atendimento certo", lembra Ricardo. O companheiro de trabalho completa: "lá, eles só entregam remédio para verme, nem injeção elas sabem aplicar direito". Outra situação em que o atendimento médico deixa a desejar foi vivida pelo professor de Windsurf, Mário Nascimento. "Um profissional de wind, experiente, sofreu um acidente e a prancha furou a perna dele. Saia muito sangue e o corte foi profundo, mas o atendimento foi desastroso. As enfermeiras ficaram apavoradas. Estamos sem nenhum socorro", lamenta Mário.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Saúde, a população da Vila de Jericoacoara será atendida pela Policlínica de Acaraú, que tem inauguração prevista para setembro. Para casos específicos de atendimento de urgência, como a suspeita de infarto do turista, a assessoria informou que uma ambulância 4X4 já está disponível para o transporte de casos extremos. Também foi informado que uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) será instalada, ainda em 2011, em Jericoacoara. Cabe a UPA fazer a estabilização e o socorro especializado.

Fique por dentro
Assistência

Programa de Saúde da Família (PSF) é a estratégia de reorientação do modelo assistencial, com a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias. As equipes que trabalham no programa atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, além procurar realizar a manutenção da saúde desta comunidade.

Lyana Ribeiro
Repórter.

LÁ VAI O BESTA: Os moradores de jericoacoara estão reclamando do que? Ai pelo menos distribuem medicamentos como diz na reportagem acima um nativo, esculhambação mesmo é aqui em Chaval que nada funciona e ainda não tem medicamentos para os portadores de doenças cronicas degenerativas, etc. Levantem as mãos para o ceu e agradeçam a Deus, se não pode ficar pior. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário