terça-feira, 19 de julho de 2011

COMO DEVERIA FUNCIONAR O PROGRAMA SAÚDE DA FAMILIA EM CHAVAL DE ACORDO COM O MINISTERIO DA SAÚDE, PACTUADOS NA NORMA OPERACIONAL DA ASSISTENCIA A SAÚDE-NOAS E NOB SUS 96 E NA MINHA VISÃO TÉCNICA.

Primeiro de tudo, gestor e equipe, teriam que ter profundo conhecimento dos princípios norteadores do PSF, são eles:

1. UNIVERSALIZAÇÃO;
2. EQUIDADE;
3. INTEGRALIDADE;
4. PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE.

Estruturado na lógica da atenção à saúde, gerando novas práticas setoriais e afirmando a indissociabilidade entre os trabalhos clínicos e a promoção a saúde.
Prática que requer alta complexidade de conhecimento, crescimento de habilidades e mudanças de atitude.
Vinculo entre os membros da equipe, permitindo maior diversidade das ações e busca permanente do consenso. Relação baseada na inter r transdissiplinariedade com uma abordagem que questione as certezas profissionais e estimule a permanente comunicação horizontal entre componentes da equipe.
Mudança na abordagem individual, da família e da comunidade, para que ocorra, de fato, a efetiva implantação de um novo modelo de atenção a saúde.
Nova relação entre os profissionais de saúde e a comunidade, que se traduz em termos de desenvolvimento e ações humanizadas tecnicamente competentes, intersetorialmente articuladas e socialmente apropriadas.
Os profissionais de saúde devem aliar-se à família no cumprimento de sua missão, fortalecendo-a e proporcionando apoio necessário ao desempenho de suas responsabilidades, jamais tentando substituí-la. É preciso ajudá-la a descobrir e a desenvolver suas pontecialidades individuais e coletivas. Transformar os indivíduos em verdadeiros atores sociais e sujeitos do próprio processo de desenvolvimento.

LÁ VAI O BESTA: Seria uma verdadeira maravilha se as equipes de saúde da família cumprissem seus princípios norteadores ou melhor, apenas que cumpram a Norma Operacional Básica – NOB-SUS 96, e realize no municipio de forma eficiente as sete ações estratégicas mínimas, definidos pelo SUS a partir de 1996, por ocasião da criação das equipes, cito-as, abaixo, resumidamente:

I) – CONTROLE DA TUBERCULOSE
Busca ativa dos casos, Diagnóstico Clinico, Acesso a exames para diagnóstico e controle: Laboratorial e radiológico, Cadastramento dos portadores, tratamento medicamentoso dos casos a custo zero para o cliente, BK + (supervisionado) e BK – (auto-administrado) e por último e mais importante, a adoção de medidas preventivas.

II) ELIMINAÇÃO DA HANSENÍASE
• Com trabalho em equipe de busca ativa, diagnóstico, Cadastramento e Tratamento supervisionado no ambulatório e domicilio por toda a equipe, controle das incapacidades físicas e por últimos medidas preventivas.

III) CONTROLE DA HIPERTENSÃO
• Diagnóstico Clinico na faixa etária acima de 40 anos, Cadastramento com alimentação e analise dos sistemas de informação, busca ativa com medição de Pressão arterial por ocasião das visitas domiciliares, tratamento com acompanhamento ambulatória, domiciliar e fornecimento de medicamentos, diagnóstico precoce das complicações, primeiro atendimento de urgência e medidas preventivas.

IV) CONTROLE DA DIABETES MELILITUS
• Diagnóstico com a investigação em usuários com fatores de risco, Cadastramento e alimentação e analise de sistemas de informação, Busca ativa, através de visitas domiciliares, acompanhamento ambulatorial e domiciliar, tratamento com fornecimento de medicamento, curativos, etc, Monitoramento dos níveis de glicose do paciente com realização de exames de glicose capilar, ECG, etc, referenciar as complicações, primeiro atendimento de urgência, encaminhamento dos casos graves a outro nível de complexidade e medidas preventivas realizadas através de ações educativas.

V) AÇÕES DE SAÚDE BUCAL
• Iniciando com a prevenção dos problemas odontológicos, prioritariamente, na população de)) há 14 anos, gestantes, cadastramento, tratamento, atendimento de urgência, acompanhamento e desenvolvimento. Acompanhamento e desenvolvimento, APGAR ao nascer, sorriso social aos dois anos, Engatinhar aos 09 meses, andar livre aos dezoito meses e falar frases curtas aos dezoito meses.

VI) AÇOES DA SAÚDE DA CRIANÇA
• Aplicação das vacinas do esquema básico, busca dos faltosos, campanhas e intensificação, acompanhamento do crescimento, controle da mortalidade e morbidade em menores de 05 anos.

VII) AÇÕES DE SAÚDE DA MULHER
• Pré-natal, Diagnóstico de gravidez, cadastramento 1º semestre, acompanhamento de pré-natal de baixo risco, vacinação anti-tetânica, avaliação do puerpério, exames laboratoriais de rotina, calendário mínimo de consultas, alimentação e analise do SISPRENATAL, prevenção de câncer de colo uterino, planejamento familiar com consultas e distribuição de medicamentos e métodos.

Observação: Como vocês podem ver ai nesta foto, nada aqui funciona até as obras do PSF IV e V, estão paralisadas, é possivel ou melhor dizendo, suspeito que a única saúde que funciona em Chaval, é a saúde financeira daqueles que aparentemente estão enrolados na malha da corrupção e suspeitos de estarem desviando os recursos que eram para adquerir medicamentos para hopertensos, diabéticos, hospital, etc, material de expediente e trabalho e finalmente para concluir as obras inacabadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário