domingo, 1 de maio de 2011

"MATÉRIA PUBLICADA NO CHAVAL-NOTICIAS - 30.04.2011"

Programa Rizquezas do Ceará, da TV Cidade - O lixo foi o destaque, juntamente com as exóticas belezas naturias
Hoje, 30 de abril de 2011, a cidade de Chaval foi tema do Programa Riquezas do Ceará, da TV Cidade, afiliada da Rede Record de Televisão, que passa às 12:30 horas. O programa iniciou falando sobre as teorias da origem da palavra CHAVAL. Porém faltou falar que "chaval" é "jovem" em espanhol.
Além de mostraDurante o programa, a repórter fixou e frizou bem, mostrando os lixos jogados junto aos grandes monolitos, sem deixar de lembrar que aquilo não era para estar ali. Ou seja, parecia que havia um certo descaso com a limpeza nos bairros mais longe do centro da didade.
O programa mostrou diversas vistas dos grandes monólitos de Chaval, e principalmente mostrou o mais tradicional local de orações pelos católicos, a Pedra da Gruta, que tem em torno de 25 metros de altura por 366 metros de comprimento, e fica bem no centro da cidade, e onde são rezado as missas durante os festejos de novembro. Na Pedra da Gruta nós conseguimos ter uma visão panorâmica da cidade, e dá para apreciar como é uma beleza diferente de uma cidade construida entre as pedras.
Também foi entrevistado o Senhor Francisco Farias Carneiro, que depois de aposentado voltou a morar na cidade, e falou de suas lembranças de infancia, quando brincava sob a sombra de uma tamarineira, no Alto da Igreja Matriz, por seu pai Mário Carneiro.
Dona Francisca Lopes, com seu grande trabalho à frente da Pastoral da Criança e representando a ONG Cáritas Brasileira, mostrou seu grande serviço pelo sertanejo, na construção de cisternas, ajudando a fixar o homem no campo.
Também mostrou um chavalense muito exótico, um dezenhista de projetos de construção , o Ricardo, que decidiu morar em uma casa de taipa entre as pedras. Ele explica que decidiu morar a vários quilômetros da civilização, em uma casa longe da estrada, sem energia, e com água de um poço com água potável que ele mesmo cavou. As terras cheia de monólitos, e com muito verde, pelo menos agora, na estação das chuvas.
Voltando ao assunto do lixo, nem deu tempo direito da gente ficar envaidecido em ter nossa cidade como tema do programa, e já fica com vergonha do lixo, jogado de qualquer jeito e em qualquer lugar. E se tivessem visto o lixão? Aquela imundice toda jogada a céu aberto em terreno baldio, lotado de porcos revirando o lixo, na companhia de urubús (os "garís voadores"), seria um grande motivo para denegrir a imagem de nosso município.
Foi perdido uma grande oportunidade de ser mostrado as inscrições rupestres, a vista de sobre a Pedra das Carnaúbas, o banho na barragem da Passagem que é uma tradição na Semana Santa, e a barragem do Caldeirão. Faltou falar que Chaval tem seu território quase todo inserido em duas Áreas de Proteção Ambiental (APA), ou seja, a APA do Delta mais ao norte da rodovia, e ao sul está na APA da Ibiapaba. Isso é um atestado de importâcia ambiental para o Ceará e para o Brasil que o município tem.
E caso algum leitor tenha filmado ou tenha consiguido o vídeo desse programa, que nos mande um e-mail, pois temos o interesse em divulgar em nosso blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário