segunda-feira, 21 de junho de 2010

"POLITICA NO BLOG DO POETA - Dossiê do PT: sangue fresco para os tubarões da mídia. "


A campanha esquenta, motivada pela paridade dos candidatos em seus índices nas pesquisas de opinião. O fermento foi a descoberta de um ensaio, abortado, para construir dossiês contra José Serra e sua família.

Já são explícitas as movimentações da grande imprensa em favor do candidato mais “confiável”: o Jornal Nacional de sábado repercutiu com primor de detalhes a reportagem publicada pela revista Veja sobre o caso.

Quem de longa data lida com o modelo de relacionamento entre a imprensa e o poder em períodos eleitores não acredita, tem certeza: a orquestração na mídia está sob regência. E o maestro, seja quem for, é Serra de carteirinha.

De fonte muito bem informada é possível afirmar que a Rede Globo não aprovou a escolha do presidente Lula. Dilma Rousseff não é a candidata com que sonhavam os senhores da mídia e o desapontamento já foi registrado.

O “grande irmão” tem a ex-ministra na conta de uma indicação à esquerda e dá sinais de que não irá cobrir as eleições em perfeita sintonia com o governo, embora os Marinho prefiram, ao fim de tudo, um divórcio amigável.

Logo, há um custo na cobertura dada pela emissora ao caso do dossiê que, de uma virulência prematura, foi compreendida como “necessária”: os amigos do Serra entendem que, para o candidato, a virada é agora ou nunca.

Por que? Porque sabem que a entrada no ar do programa eleitoral de televisão beneficiará muito a candidata petista com a presença diária do presidente Lula pedindo voto para ela. É muita bala na agulha.

Os nervos do baronato estão à flor da pele. A barbeiragem dos petistas mineiros com o mal sucedido ensaio do dossiê forneceu a combustão que precisavam para ensaiar alguma reação às circunstâncias, desfavoráveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário