Descaso e abandono: monumento está sujo, com a pintura desbotada e sem água para se banhar.
FOTO: KIKO SILVA
Empresários do local elaboraram um projeto que tem como objetivo revitalizar a escultura e também a praça.
Muita sujeira, sinais de desgaste, pintura desbotando, diversas pichações, desarmada e sem água para se banhar. Não foi assim que o escritor cearense, José de Alencar, imaginou a virgem dos lábios de mel, a índia Iracema, mas é nesse estado em que a estátua da personagem dos livros de romances se encontra na lagoa de Messejana.
É muito fácil observar que a escultura que representa Iracema preciso de vários cuidados. A tintura que cobria a estatua, antes um verde imponente, agora está clara e desbotada, não ajudando a chamar atenção. As pichações, realizadas por marginais, também tiram a beleza da imagem, que deveria atrair elogios e não criticas.
A tradicional lança, usada pela índia nos romances de José Alencar, que era carregada pela mão direita da escultura, simplesmente sumiu, segundo os frequentadores do local. A bomba d´água que banhava a Iracema não funciona mais, os moradores da região não sabem se está quebrada ou foi roubada.
"Infelizmente, mais um local importante da nossa cidade que está abandonado", reclamou o comerciante, Amilton dos Santos. Para ele isso é uma irresponsabilidade muito grande, pois o local acaba ficando feio e desinteressante para ser visitado.
Santos comentou que não passa pela Lagoa de Messejana todos os dias, mas não lembra a última vez que viu a estatua em um bom estado. "Só vejo a Iracema desse jeito. Sempre é possível encontrarmos um problema diferente nela", disse.
O garçom, Adilson Costa, fica triste ao constatar todos os problemas em que a escultura da virgem dos lábios de mel se encontra. "Se o poder público vai construir tem a obrigação de cuidar também. Porque senão fica nesse situação que está hoje", afirmou o garçom.
Para Costa é preciso que seja realizada uma reforma urgente e que depois a estátua deva receber cuidados periódicos. "Foram poucas as vezes que eu vi alguma reforma ser feita na Iracema da lagoa de Messejana".
Revitalização:
O empresário Darci Moreira explicou que um projeto está sendo finalizado e que tem como objetivo reativar a estátua. A expectativa é de apresentar o projeto para a Prefeitura na próxima semana.
"Três empresas vão se juntar para pintar, instalar uma nova bomba d´água, colocar nova iluminação e também criar um jardim. Tudo isso para trazer beneficio e atrair um grande público de volta a lagoa", frisou o empresário, Darci Moreira.
Para Moreira o maior problema da escultura é a falta de segurança. "Faz bastante tempo que a bomba d´água foi roubada, assim como a lança que ela carregava na mão direita".
O titular da Secretaria Executiva Regional (SER) VI, Regis Tavares, informou que a reforma do polo da lagoa de Messejana vai contemplar a restauração da estátua de Iracema. As obras do polo estão previstas para iniciar ainda este mês, mas as melhorias na escultura ainda não tem um prazo definido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário