quarta-feira, 25 de agosto de 2010

"SUCESSÃO ESTADUAL - Cid diz que as críticas são demagógicas"

Cid Gomes, ontem, falando para empresários da Câmara Brasil-Portugal, encerrando o ciclo de debates
RODRIGO CARVALHO - DN.

Para o governador, a construção do Acquario tem a finalidade de atrair para o Estado do Ceará o turismo familiar

O governador e candidato à reeleição, Cid Gomes (PSB), minimizou a insatisfação de setores do Partido dos Trabalhadores (PT) em torno da manifestação do prefeito de Iguatu, Agenor Neto (PMDB), ao declarar, publicamente, apoio para as candidaturas ao Senado Federal de Eunício Oliveira (PMDB) e Tasso Jereissati (PSDB). Cid declarou que voto se conquista, não se impõe, embora reitere que todo o objetivo da campanha tem sido para ó êxito da dobradinha Eunício e Pimentel. José Pimentel esteve ao lado de Eunício durante toda a reunião, mas ao fim do encontro foi embora antes de Cid e Eunício.

As declarações do governador ocorreram após participar do evento chamado "Café com Política", promovido pela Câmara de Comércio Brasil - Portugal no Ceará, que, nas duas últimas semanas, tem questionado os principais candidatos ao Governo do Estado (Lúcio Alcântara - PR e Marcos Cals - PSDB já haviam participado), a fim de exporem suas propostas nos setores de turismo, comércio exterior, infraestrutura em um eventual Governo.

Cid defendeu os projetos que vem implementando e, mais uma vez, tachou de "demagógicas" as críticas de Cals e Alcântara sobre a construção do Acquario Oceânico e a suposta ausência de uma assessoria de assuntos internacionais na atual estrutura administrativa do Governo do governo.

Compromisso

Indagado se o 1º vice-presidente do PT, deputado federal José Guimarães, o procurou ou entrou em contato com o coordenador político de sua campanha, o deputado federal Ciro Gomes (PSB), Cid disse que não, mas respondeu sobre o mal estar gerado pelo fato do prefeito de Iguatu, Agenor Neto, ter pedido votos para Tasso Jereissati (PSDB) e Eunício Oliveira (PMDB) ao Senado Federal e não para José Pimentel.

"Eu gosto muito do Guimarães, mas ninguém pode impor a ninguém voto não. Voto é conquista. Não é impondo que a gente vai conseguir alguma coisa não. E, certamente, as pessoas terão direito a votar do jeito que quiserem", colocou, citando o fato de que há municípios que votam de diferentes formas.

Sobre o adiamento da vinda de Dilma Rousseff e do presidente Lula (ambos PT) para realizarem eventos de campanha no Ceará, Cid Gomes descartou que o episódio de Iguatu tenha gerado tal fato, dizendo apenas que houve um mal entendido entre as coordenações da Presidência da República e da campanha da petista.

Cid informou que, há duas semanas, o chefe de Gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, colocou que a data inicialmente marcada para vinda de ambos era 10 de setembro. Na terça-feira passada, Gilles, que coordena agenda da Dilma, teria confirmado ao governador que Lula e Dilma viriam nesta sexta, sendo que, posteriormente, acabou dando informação diversa. "Depois ele (Gilles) disse que não, que não era a data acertada. Houve mal entendido e está previsto pro dia 10", reiterou.

Demagogia

Durante o evento da Câmara de Comércio Brasil - Portugal, Cid Gomes foi questionado sobre uma proposta de criação de uma assessoria de assuntos internacionais. Ele reiterou o que já vinha abordado. "Eu, pessoalmente, tenho cuidado desta questão, ajudado a buscar os investimentos internacionais para o Ceará. Tenho sido criticado, por uma visão demagógica tupiniquim, o fato é que o empenho pessoal nessa missão tem gerado resultados".Sobre o Acquario, ele ressaltou que a obra visa atrair o turismo familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário