O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, disse que avião tem como objetivo manter os inimigos do Irã dentro de suas bases
O Irã apresentou hoje (23) o primeiro avião militar não tripulado construído no país. De acordo com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, o avião, batizado de Karrar, teria alcance de mil quilômetros - suficiente para alcançar países próximos, como Iraque, Paquistão e Israel - e poderia carregar duas bombas de 115 quilogramas (kg) cada ou uma de 230 kg, segundo informações da BBC Brasil.
Ahmadinejad disse que avião tem como objetivo manter os inimigos do Irã dentro de suas bases. Ele disse ainda que o programa militar do iraniano vai continuar até que os inimigos da humanidade desistam de atacar a nação iraniana.
O programa bélico iraniano começou durante a guerra com o Iraque (1980-1988) para compensar o embargo de armas imposto na época pelos Estados Unidos, que apoiava militarmente o governo iraquiano de Saddam Hussein.
Na sexta-feira o Irã testou um novo míssil, o Qiam-1, com um avançado sistema de navegação. No sábado foi inaugurada a primeira usina nuclear iraniana, que países ocidentais afirmam não representar riscos. O Irã está sob sanções das Nações Unidas justamente por causa do programa nuclear. A comunidade internacional suspeita da intenção iraniana de fabricar armas nucleares, mas o país nega e mantém a posição de que as usinas serão usadas apenas para fins pacíficos, como a geração de energia.
Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário