sábado, 14 de agosto de 2010

"14/8/2010 "

A imunização de crianças menores de cinco anos será realizada em todo o Estado do Ceará
WALESKA SANTIAGO

Pais e responsáveis devem levar crianças menores de cinco anos para tomar a segunda dose da vacina

Hoje, 14 de agosto, é o Dia D da Campanha Nacional Contra Poliomielite. Só em Fortaleza, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SME), mais de 4.400 profissionais estarão nos 92 postos de saúde e em outros 600 pontos de vacinação, em escolas, igrejas, associações e shoppings. A meta da campanha é imunizar 95% das quase 195 mil crianças menores de cinco anos de Fortaleza.

No Ceará, segundo o coordenador da Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Manuel Fonseca, a expectativa é imunizar 741 mil crianças, nos 184 municípios. Conforme ele, só na primeira etapa da campanha, foi iniciada em 12 de junho e encerrada em julho, 730 mil crianças menores de cinco anos foram vacinadas no Estado, ou seja, uma cobertura de 95% do total.

Na manhã de ontem, a Sesa, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou o lançamento da segunda etapa da vacinação. No entanto, desde o dia 1º de agosto, a vacina está disponível nos postos de saúde da Capital. E para as crianças que não puderem ser vacinadas hoje, a campanha segue até o dia 10 de setembro, das 8 às 17 horas, em todos os postos.

Conforme Manuel Fonseca, a vacina oral contra a poliomielite não possui efeitos colaterais. Ele ressalta ainda que há 20 anos o Brasil não apresenta casos da doença, mas o vírus ainda existe na Ásia e África, portanto é necessário repetir a campanha anualmente, para que evitar que o vírus reapareça no País.

Segundo a SME, a primeira etapa da campanha na Capital foi satisfatória, atingindo 94,46% do público alvo. A coordenadora de Imunização da SMS, Vanessa Soldatelli, ressalta que mesmo realizando três campanhas de vacinação simultâneas (poliomielite, gripe sazonal e gripe H1N1, todas finalizadas em julho), o resultado obtido pelo Município foi positivo, com destaque para os postos móveis de vacinação.

A coordenadora também chamou a população a procurar os postos de saúde para participar da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, mesmo quem não vacinou seus filhos na primeira etapa. Segundo ela, a criança poderá tomar a primeira dose ainda neste sábado, e após 30 dias receber a segunda.

KARLA CAMILA
REPÓRTER.

LÁ VAI O BESTA: De 2009 até a presente data, esta foi a única campanha de vacinação bem divulgada, tomara que continuem assim, só não vou parabenizar a gestão da saúde porque existem fortes indicios de que toda a movimentação feita para divulgar o dia "D" da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, inclusive uma mini carreata, não passe de movimentação politica para atrapalhar os adversários que tinham um comicio marcado para as 19:00 horas do dia 13 de agosto. Espero que isto não seja verdade, mais só vamos ter esta certeza na próxima campanha, se a gestão da saúde fizer um movimento Idêndico ao desta campanha, ai sim, os atuais comentários não vão passar de intriga da oposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário