Cabul. Insurgentes talebans atacaram duas bases da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na Província afegã de Khost (na fronteira com o Paquistão). Em resposta, a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) matou, pelo menos, 24 guerrilheiros e capturou vários outros.
O atentado foi reivindicado por um porta-voz taleban, Zabiulah Mujahid, que afirmou que 28 de seus homens, que levavam explosivos no corpo e armas de diferentes calibres participaram dos ataques.
Segundo a Isaf, nenhum militar ficou ferido. No entanto, um comunicado em um site ligado ao Taleban afirma que houve "um grande número de soldados ou mortos ou feridos".
Khost é uma das áreas com maior atividade da insurgência taleban, presente sobretudo nas regiões sul e leste do país, onde predomina a etnia pashtun.
Nos últimos meses, ataques semelhantes foram lançados contra bases dos EUA em Bagram, Jalalabad e Kandaha.
No último dia 14, um grupo de insurgentes realizou um ataque com projéteis contra uma base das tropas internacionais nesta mesma Província. Os talebans intensificaram seus ataques contra bases das forças internacionais. DN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário