Missão de combate dos Estados Unidos no país deve terminar, oficialmente, na próxima terça-feira
Martha´s Vineyard. O presidente dos Estados Unidos, Brack Obama, afirmou, ontem, que "a guerra está prestes a terminar" no Iraque, país "soberano e independente", a três dias da data fixada para o fim da missão de combate americano no país.
"Terça-feira, após mais de sete anos, os Estados Unidos vão pôr um ponto final à sua missão de combate no Iraque, ultrapassando uma etapa importante na parada responsável da guerra", declarou Obama em seu pronunciamento semanal radiofônico.
Obama, que passou ontem o último dia de férias em Martha´s Vineyard (Massachusetts, nordeste), fará, na noite de terça-feira, um discurso televisionado para toda a nação, para marcar a data simbólica, transmitido diretamente do Salão Oval da Casa Branca.
"Quando candidato, prometi que poria um ponto final a esta guerra. Enquanto presidente, é o que estou prestes a fazer. Fizemos retornar mais de 90 mil soldados desde que tomei posse nas funções", lembrou.
Os efetivos do exército americano no Iraque ficaram, nesta semana, abaixo do teto simbólico de 50 mil soldados. Mais de 4,4 mil perderam a vida no país desde a invasão de 2003, segundo dados do site independente www.icasualties.org.
De acordo com as promessas de Obama, a missão de combate americana deve terminar oficialmente no dia 31 de agosto. Os soldados restantes, encarregados "de aconselhar e de ajudar" o exército iraquiano, deverão deixar o país no fim de 2011.
Obama ainda estimulou os americanos a honrar os militares que serviram no Iraque, através de mensagens de saudação em sites de relacionamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário