quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

"PLUVIOMETRIA NO CEARÁ - Funceme aponta maior chance de chuvas na média"

Passagem molhada em Tabuleiro do Norte é área passível de nova inundação, como aconteceu no inverno de 2009. Populações do interior mostram-se apreensivas
FOTO: MELQUÍADES JÚNIOR

Além de chuvas na média, o órgão também prevê tempestades no Litoral e serras e menor chuva nos Inhamuns

Fortaleza. Boas novas para agricultores, criadores e produtores rurais cearenses. A previsão para a próxima estação chuvosa do Ceará - período que compreende os meses de fevereiro a maio -, é de 40% de probabilidade de chuvas dentro da média histórica do Estado, ou seja, 750mm para o período.

A probabilidade das chuvas serem acima do normal é de 35%. E abaixo da média, a probabilidade é de 25%. "Estar abaixo da média não significa dizer que será um período de seca, mas que choveu abaixo do que é a média histórica do Ceará", alerta o meteorologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Renzo Taddei.

Os dados divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) são resultantes de análises dos padrões atmosféricos, temperaturas das superfícies do mar sobre os oceanos Pacífico e Atlântico, além de modelos estatísticos de diversas instituições de pesquisa do Brasil e do exterior.

Com base nas categorias das regiões hidrológicas divulgadas pela Funceme, o Litoral Norte será a região com probabilidade de uma maior precipitação, podendo variar de 599mm a 940mm. A média histórica desta região é de 790mm. A segunda região é o Litoral de Fortaleza, que compreende também algumas cidades da Região Metropolitana, com variação entre 708 e 892mm. No Litoral do Pecém, a precipitação deve ficar entre 556 e 768mm.

As regiões serranas vêm em seguida. Na Ibiapaba, onde as chuvas da pré-estação já apresentaram uma precipitação de 81mm nessa primeira quinzena de janeiro, bem próximo da média histórica registrada para o mesmo período, de 109mm, a previsão é que a precipitação média para a estação chuvosa possa variar entre 602 e 880m.

As chuvas de dezembro na região chegaram à marca de 163mm. Já no Cariri, até o momento foram observadas chuvas com precipitação de 72mm, neste primeiro mês de 2011. Para a estação chuvosa, a previsão é que as chuvas alcancem a marca entre 641 e 709 mm.

Segundo os dados da Funceme, existe a possibilidade de ocorrerem eventos extremos de chuva, como tempestades, nas regiões litorâneas ou serranas. Nestas áreas as precipitações climatológicas apresentam valores mais altos. O risco de deslizamentos em áreas desmatadas, por exemplo, pode ser mais eminente, deixando os Municípios destas regiões em alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário