Sérgio Aguiar voltou a criticar a estudante paulista que fez declarações de menosprezo aos nordestinos
FOTO: VIVIANE PINHEIRO
Líder do Governo na Assembleia disse ontem que as obras do Acquario Oceânico já começaram na Praia de Iracema
O comentário da estudante paulista Mayara Petruso, criticando os nordestinos, em razão da eleição de Dilma Rousseff (PT) para a Presidência da República, ainda repercute. Ontem, durante sessão na Assembleia Legislativa, o deputado Sérgio Aguiar (PSB) comentou um artigo publicado no jornal Folha de São Paulo sobre o assunto. O texto foi escrito por uma advogada e professora de direito penal na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
A advogada Janaína Paschoal diz que foi triste a frase da estudante de direito Mayara, como também o fato de alguns nordestinos, generalizarem o comentário de Mayara a todos os paulistas, alegando ainda ser o presidente Lula quem faz questão de separar o Brasil em Norte e Sul, leu o deputado.
Sérgio Aguiar discordou. O parlamentar alega que historicamente o Nordeste tem sido sempre esquecido pelos governos, um total abandono do povo castigado pela seca que a seu ver, era condenado à miséria. Para Sérgio Aguiar, foi na administração do Presidente Lula que a Região começou a ser percebida a partir de oportunidades e de empreendimentos.
O parlamentar cita alguns programas e iniciativas que na sua opinião, ajudaram a mudar a realidade do Nordeste, como a agricultura familiar, linhas de microcrédito, a redistribuição de renda através do Programa Bolsa Família, a pulverização de créditos, dentre outros.
Sérgio Aguiar entende que o artigo da advogada quer "defender o indefensável", ou seja, o preconceito da estudante Mayara para com os nordestinos. O deputado fez questão de deixar claro seu "repúdio" para com o comentário da advogada.
O deputado Artur Bruno (PT), que aparteou o pronunciamento de Sérgio Aguiar, afirma que a estudante Mayara foi racista e criminosa nas suas afirmações contra os nordestinos, já que a Constituição Federal considera que racismo é crime inafiançável. "Ela (Mayara) foi preconceituosa e racista. Não acredito que a maioria do paulistas seja assim", ponderou.
No entendimento do parlamentar, o racismo é algo superado, tratado como crime. Ele espera que a Justiça e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tomem uma posição firme em relação a esse episódio, defendendo que todo ato preconceituoso deve ser coibido pela lei.
Fruta:
O deputado também concorda que o Nordeste sofreu a falta de atenção de governantes devido os seus aspectos geográficos, por ser uma região bastante seca. Contudo aponta que isso vem mudando. Ele salienta que atualmente o Ceará é um dos maiores produtores e exportadores de fruta. "Estamos fazendo a integração das bacias do rio São Francisco. Essa obra espetacular vai trazer água parte considerável do Nordeste", destacou.
O comentário da estudante paulista já motivou vários pronunciamentos na Assembleia, desde que a manifestação da jovem foi tornada público. E foram protestos de deputados e vereadores de todos os partidos representados nos legislativos de Fortaleza.
Acquario:
O líder do Governo, deputado Nelson Martins (PT), informou ontem, na Assembleia, que as obras de construção do Acquário Oceânico já foram iniciadas, com a demolição do antigo prédio do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, localizado na Praia de Iracema. A primeira etapa, esclarece, será a montagem da estrutura de concreto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário