Na sede do IFCE de Crateús não aconteceu nenhuma programação especial de inauguração
FOTO: SILVANIA CLAUDINO
No Ceará, são três novos campi do IFCE, que já funcionam nos Municípios de Crateús, Canindé e Acaraú
Crateús. Ao contrário do que estava previsto pela Presidência da República, a inauguração simultânea de 30 unidades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCEs) no País, por meio de videoconferências, não aconteceu no Ceará devido à falta de sinal pela internet. No Estado, deveriam ser inaugurados os IFCEs de Crateús, Acaraú e Canindé, porém, sem internet, a solenidade foi inviabilizada.
Em Crateús, houve tentativa para entrar na web, mas não foi possível acompanhar a solenidade simultânea que ocorreu pela manhã em Brasília, conduzida pelo presidente Lula. "Tentamos de todas as formas, mas as condições de internet aqui no Município não possibilitaram a transmissão", lamentou o chefe do departamento de ensino da unidade de Crateús, Marcos Lemos.
O diretor-geral do campi de Crateús, Francisco Charles Teixeira, participou da solenidade em Brasília, juntamente com a aluna Andresa Gomes Mota, que cursa licenciatura em Matemática. Ela fez o discurso representando todos os alunos dos IFCE que estavam sendo inaugurados. Andresa reside no vizinho Município de Novo Oriente e estuda no IFCE Crateús.
Em seu discurso, a aluna salientou o fato de que, com o equipamento, os jovens da região de Crateús não mais precisam se deslocar para Fortaleza a fim de dar continuidade aos seus estudos. "É uma alegria termos acesso a uma instituição federal em nossa própria região", diz.
Para Marcos Lemos a inauguração oficializa e torna pública uma realidade educacional que irá mudar a região. "É a implantação do que foi planejado, e mais do que isso, é a consolidação de um sonho", declarou.
O campi Crateús está em funcionamento desde o mês de setembro, atendendo a 105 alunos no curso superior de licenciatura em Matemática e Química e Edificações, de nível médio.
De acordo com o diretor de ensino, a instituição está atualmente preparando o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que prevê as estratégias de funcionamento do campi de Crateús para os próximos cinco anos. O plano prevê a implantação dos seguintes cursos de nível superior, até 2015: licenciaturas em Física, Química, Biologia, Letras com habilitação português/inglês, Artes Visuais e Tecnólogo em Agroecologia. Cooperativismo, Reciclagem, Apicultura e Técnico em Análises Clínicas são os cursos de nível médio que estão no PDI. A previsão é que a cada semestre 420 novos alunos sejam atendidos pelo campi.
Em Acaraú, também não aconteceu a videoconferência de inauguração do IFCE porque não houve acesso à internet. Nesta cidade, o Instituto Federal ainda funciona em local improvisado, com três cursos, dois deles no CVT e um outro curso no Liceu da cidade. As obras do prédio definitivo da unidade estão com 80% prontos. O funcionamento do novo prédio está previsto para fevereiro de 2011, quando vai iniciar a programação de aulas.
Haverá a implantação dos cursos técnicos em Construção Naval, em Serviço de Restaurante e Bar e o curso superior em Ciências Biológicas, além dos cursos de licenciatura em Física e Ciências Biológicas.
De acordo com a coordenadora pedagógica, Kézia Dante, para o próximo ano estarão em funcionamento três turmas pela manhã e seis no horário noturno, cada uma das turmas com cerca de 40 alunos. "A maioria dos cursos tem duração de dois anos e é subsequente ao Ensino Médio, ou seja, o candidato já tem que, até a data do concurso, concluída esta etapa de escolaridade", disse Kézia Dante.
Assim como em Crateús e Acaraú, em Canindé a falta de sinal da internet inviabilizou a videoconferência de inauguração. O campus Canindé entrou em funcionamento no dia 15 de março de 2010, utilizando instalações provisórias. Desde outubro está no seu endereço definitivo na BR-020, Km 303, Jubaia. Possui 202 alunos distribuídos em quatro cursos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário