Sebastian Vettel, da RBR, é reverenciado por Lewis Hamilton e Jenson Button, respectivamente campeões mundiais em 2008 e 2009, no pódio do GP de Abu Dhabi
FOTOS: REUTERS
Vencedor na etapa dos Emirados Árabes Unidos da F1, o alemão Sebastian Vettel foi às lágrimas ao receber da equipe, via rádio, a notícia de que era o mais novo piloto campeão da Fórmula 1
A RBR não fez jogo de equipe durante o Mundial, e Vettel, com a vitória no GP de Abu Dhabi, chega ao título
Deu tudo certo para o alemão Sebastian Vettel. O piloto da RBR, que chegou à última etapa do Mundial de F1 na terceira colocação, largou na pole position do Grande Prêmio de Abu Dhabi, nesse domingo, venceu a prova e conquistou o título da temporada, com apenas quatro pontos de vantagem sobre o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari. Os ingleses Lewis Hamilton e Jenson Button, ambos da McLaren, completaram o pódio da corrida de ontem.
Sebastian Vettel superou ao longo da temporada a briga com o australiano Mark Webber dentro da equipe RBR. O piloto da Oceania reclamou constantemente que o alemão, considerado herdeiro de Schumacher na Fórmula 1, era favorecido pela escuderia na briga pelo título do Mundial-2010.
Aos 23 anos, 4 meses e 11 dias, o alemão se tornou o mais jovem piloto a faturar o título da F1, superando Lewis Hamilton, que tinha 23 anos e pouco mais de 10 meses quando foi campeão em 2008.
Alonso, favorito à conquista do título, não tão competente quanto Vettel na prova deste domingo. Largando da terceira colocação, perdeu uma posição antes da primeira curva e complicou-se na corrida após o pit stop, quando não conseguiu ultrapassar o russo Vitaly Petrov, da Renault, e ficou apenas em sétimo.
Já Webber, que também chegou a Abu Dhabi com boas chances de conquistar o Mundial de pilotos, pagou o preço pelo mau desempenho no treino classificatório. O australiano terminou a prova em oitavo e ficou com a terceira colocação da temporada 2010.
Os brasileiros fizeram prova discreta nos Emirados Árabes Unidos. Felipe Massa, da Ferrari, ficou em décimo, duas posições à frente de Rubens Barrichello.
Lucas di Grassi foi o 18º, enquanto Bruno Senna encerrou sua temporada de estreia na Fórmula 1 na 19ª colocação.
Corrida:
Logo na largada, o inglês Jenson Button assumiu a terceira colocação, ao ultrapassar Alonso que, cauteloso, conformou-se com o quarto posto, logo à frente de Webber. Ainda na primeira volta, um acidente envolvendo o alemão Michael Schumacher e o italiano Vitantonio Liuzzi fez com que o safety car entrasse na pista.
Na relargada, Vettel mostrou a eficiência de sua RBR e passou a ser o piloto mais rápido na pista, abrindo vantagem sobre Hamilton, segundo colocado.
Sem conseguir ultrapassar Alonso nas primeiras voltas, Webber foi o primeiro piloto dos que disputavam o título a ir para os boxes, na 12ª volta. Ele colocou pneus duros e retornou na 16ª colocação. Alonso parou quatro voltas depois e voltou à pista na frente do australiano, mas viu-se impossibilitado de ultrapassar Petrov.
Na 24ª volta, o espanhol arriscou uma passagem sobre Petrov e saiu da pista, mas recuperou-se sem perder a posição para Webber, que vinha logo atrás.
Vettel também foi aos boxes e contou com o excelente trabalho da sua equipe para retornar à pista na segunda colocação, atrás apenas de Jenson Button, que ainda não havia parado.
Sebastian manteve-se em ritmo rápido, diminuindo aos poucos sua desvantagem para Button. Quando o inglês foi aos boxes, apenas na 40ª volta, o alemão assumiu a primeira colocação da prova e guiou até a bandeirada final com tranquilidade para conquistar pela primeira vez em sua carreira o Mundial da F1.
DERROTADO:
Alonso sai de Abu Dhabi com fama de mau perdedor
O espanhol Fernando Alonso não escondeu sua irritação após deixar escapar o título do Mundial de Fórmula 1 no Grande Prêmio de Abu Dhabi, neste domingo. Ainda dentro do carro, gesticulou com o russo Vitaly Petrov, a quem não conseguiu ultrapassar durante a prova, reclamando de sua agressividade ao defender a posição.
"Tentei ultrapassar uma vez e ele protegeu a posição como se fosse a última volta, na ultima corrida do campeonato, com os dois lutando pelo título, por isso que ele foi muito agressivo. Mas ele dirigiu bem, não cometeu erros. Ano que vem tentaremos de novo", reclamou o espanhol, que ficou com a sétima colocação da corrida.
Alonso chegou à última etapa do Mundial de Fórmula 1 na liderança do campeonato e era considerado favorito para a conquista do título. Apesar do desempenho decepcionante em Abu Dhabi, o espanhol aprovou sua temporada de estreia na equipe Ferrari.
"Foi muito bom. Especialmente para mim que passei dois anos de dificuldades, lutando por um lugar no Q3, e voltei a ganhar corridas e lutar pelo título até a última prova", avaliou Alonso, que venceu cinco corridas na temporada e chegou a 26 triunfos na carreira, ultrapassando Niki Lauda e Juan Fangio em número de vitórias.
Além das criticas à Petrov, Alonso não cumprimentou Vettel, campeão da temporada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário