quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

"PESQUISA CNT/SENSUS - Popularidade de Lula tem recorde mundial"

A presidente eleita, Dilma Rousseff, desfruta da popularidade de seu mentor político e atinge alto índice de aceitação, começando o governo com um índice de 70% na aprovação
FOTO: ANTONIO CRUZ/ABR

Lula deixa o governo com popularidade que bate presidentes como Michelle Bachelet e Nelson Mandela

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conclui seus oito anos de mandato como o chefe de Estado mais bem avaliado do mundo, segundo levantamento feito pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) em parceria com o Instituto Sensus.

A pesquisa divulgada na tarde de ontem apontou que o índice de aprovação pessoal de Lula atinge 87% entre os entrevistados. "Lula deixa o governo no próximo dia 31 com recorde mundial de popularidade", comentou o presidente da CNT, Clésio Andrade.

De acordo com a lista, apenas a ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet; o ex-presidente da Uruguai, Tabaré Vázquez; e o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, tiveram índices de popularidade tão bons em final de governo. Ainda assim, as médias dos outros líderes ficaram abaixo do índice obtido por Lula.

Presidentes:
Segundo informa a pesquisa CNT/Sensus, Michelle Bachelet atingiu 84% de aprovação pessoal ao deixar o governo e Tabaré Vázquez, 80%. Ambos deixaram seus governos este ano.

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, responsável pelo fim do regime do apartheid naquele país, deixou o governo com 82% de aprovação popular em 1999.

A lista aponta ainda Néstor Kirchner, da Argentina (55%), os ex-primeiros-ministros britânicos Tony Blair (44%) e Margaret Thatcher (52%) e o ex-presidente norte-americano Franklin Roosevelt ( 66%).

A CNT não informou qual foi a fonte de informação para formatar a lista. O presidente da CNT esclareceu, apenas, que o Sensus pesquisou fontes credenciadas, que indicassem os índices de aprovação pessoal de presidentes em fim de mandato.

O mesmo levantamento lembra que Fernando Henrique Cardoso tinha apenas 26% de aprovação popular ao concluir os oito anos de governo em 2001. A CNT observa que os ex-presidentes brasileiros Juscelino Kubitschek e Getúlio Vargas já foram citados como os melhores presidentes do Brasil, mas pondera que não há pesquisa de popularidade realizada enquanto estiveram no governo.

Mais uma vez o Nordeste carreia os maiores índices para Lula, com mais de 80% de aprovação. A 110ª edição da pesquisa CNT/Sensus entrevistou duas mil pessoas, em 136 municípios de 24 Estados, n os dias 23 a 27 de dezembro.

BOA ACEITAÇÃO
Dilma irá assumir com índice de 70% de aprovação

Ainda embalada pela popularidade recorde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a presidente eleita, Dilma Roussef, assumirá a Presidência da República com um índice de 70% de aprovação, traduzido na expectativa de que ela faça um bom governo.

Em 2002, quando havia acabado de ser eleito, o presidente Lula carregava consigo a expectativa de um bom governo por parte de 71% da população, de acordo com a mesma pesquisa.

Nos dados revelados ontem, pela pesquisa CNT/Sensus, 27,7% acham que a presidente fará um "ótimo" governo e 41,5% esperam um "bom" mandato. Já 17,6% acham que a sucessora do presidente Lula a fará um governo "regular", 3,7% responderam "ruim"; e 2,7%, "péssimo".

A saúde pública foi indicada por 46% dos entrevistados como o problema prioritário que Dilma precisará enfrentar. A porcentagem é duas vezes maior que a do problema apontado em segundo lugar, a educação pública (19,5%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário