Os governos dos países envolvidos não confirmaram as informações dos serviços de Inteligência, mas mantiveram nível de alerta contra terrorismo e segurança reforçada.
REUTERS
Rede terrorista teria planos avançados de atacar grandes cidades no Reino Unido, na França e na Alemanha.
Londres. Serviços de Inteligência da Europa descobriram planos de ataques da rede terrorista Al Qaeda contra Reino Unido, França e Alemanha, revelou o canal de TV britânico Sky News.
De acordo com a emissora, que citou fontes dos serviços de Inteligência da Europa, ações terroristas contra Londres e grandes cidades francesas e alemãs eram planejadas no Paquistão. Embora os planos estivessem avançados, os ataques não eram iminentes.
As ações seriam similares à operação realizada em Mumbai, Índia, em novembro de 2008, quando um comando islâmico atacou simultaneamente vários objetivos, incluindo hotéis de luxo, na capital econômica da Índia, matando 163 pessoas, segundo fontes de inteligência citadas pela emissora.
Quando os investigadores descobriram o plano, o Exército americano começou a ajudar seus aliados europeus a rastrear seus organizadores no Paquistão. Segundo a rede americana de televisão ABC, que cita um alto funcionário dos Estados Unidos, não identificado, a ameaça era real e foi informada ao presidente Barack Obama.
Os governos dos países envolvidos não confirmaram as informações, mas mantiveram seus níveis de alerta terrorista. O Ministério do Interior britânico negou-se a comentar o caso, apesar de seu porta-voz assinalar que "sabemos que fazemos frente a uma ameaça real e séria do terrorismo no Reino Unido".
O governo da Alemanha também afirmou que está a par em longo prazo dos projetos da Al Qaeda de atentar contra objetivos ocidentais, apesar de não haver riscos iminentes.
Na França, duas fontes ligadas aos serviços de Inteligência indagadas disseram não estar informadas sobre o complô. Na última terça-feira, a Torre Eiffel foi pela segunda vez em dez dias evacuada pela ameaça de uma bomba.
Fontes policiais e dos serviços de Inteligência americanos e europeus, citadas pela ABC, afirmaram que as informações sobre o suposto complô se baseavam no interrogatório de um cidadão alemão suspeito de terrorismo e que foi capturado quando tentava voltar à Europa. Atualmente, ele se encontra detido na base americana de Bagram, no Afeganistão.
Em função dessas notícias, o diretor da CIA (Serviço Secreto dos EUA), Leon Panetta, se reunirá com o presidente paquistanês Asif Ali Zardari, o primeiro-ministro Yusuf Raza Gilani, o comandante-em-chefe das forças armadas, Ashfaq Kayani, e o chefe do ISI, os serviços secretos paquistaneses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário