sexta-feira, 24 de setembro de 2010

"ENTREVISTA - Lula faz críticas à imprensa"

Pela terceira vez em poucos dias o presidente Lula faz graves críticas a Imprensa, afirmando ter sido vítima no passado

O presidente disse que certos setores da imprensa deveriam assumir que têm um candidato e um partido

São Paulo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a fazer críticas à imprensa brasileira em entrevista divulgada ontem pelo portal "Terra". "A imprensa brasileira deveria assumir categoricamente que ela tem um candidato e tem um partido, que falasse. Seria mais simples, seria mais fácil. O que não dá é para as pessoas ficarem vendendo uma neutralidade disfarçada. Muitas vezes fica explícita no comportamento que eles têm candidato e gostariam que o candidato fosse outro. Tiveram assim em outros momentos. Acho que seria mais lógico, mais explícito. Mas, eles preferem fingir que não têm lado e fazem críticas a todas as pessoas que criticam determinados comportamentos e determinadas matérias", disse.

Segundo ele, o que acontece muitas vezes é que "uma crítica que você recebe é tida como democrática e uma crítica que você faz é tida como antidemocrática". "Ou seja, como se determinados setores da imprensa estivessem acima de Deus e ninguém pudesse ser criticado. Escreveu está dito, acabou e é sagrado, como se fosse a Bíblia. Não é verdade. A posição de um presidente é tomada como ser humano, jornalista escreve como ser humano, juiz julga como ser humano. Ou seja, temos um padrão de comportamento e julgamento e, portanto, todos estamos à mercê da crítica."

Lula disse ainda que, nesse momento do Brasil, é um "absurdo" falar em falta de liberdade de comunicação. "Eu duvido que exista um país na face da Terra com mais liberdade de comunicação do que neste país, da parte do governo".

Erenice:
O presidente Lula a afirmou que a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra jogou fora a chance de ser "uma grande funcionária pública". "Se alguém acha que pode chegar aqui e se servir, cai do cavalo. Porque a pessoa pode me enganar um dia, pode me enganar, mas a pessoa não engana todo mundo todo tempo. E quando acontece, a pessoa perde. O que aconteceu com a Erenice é que ela jogou fora a chance extraordinária de ser uma grande funcionária pública".

PRESIDENTE:
Tiririca representa parcela da sociedade

O presidente Lula disse em entrevista ao portal Terra, que não é contra a candidatura de Tiririca e que ele é um cidadão que representa uma parcela da sociedade brasileira.

"Ele tem um partido, ele pode ser filiado no partido como qualquer outra pessoa...Eu não sei se é voto de protesto, ele pode surpreender, sabe...eu acho legal o Romário estar entrando na política, acho legal o Bebeto estar entrando na política, o Marcelinho...porque, veja, a política antigamente o que era? Antigamente a política era advogado, professor, funcionário público e empresário. Ora, se você tem jogador de futebol, você tem movimento indígena, você tem...todo mundo tem que se apresentar e o Congresso estará melhor representado".

Disse ainda que se eleitos e se trabalharem corretamente, serão valorizados. Se as pessoas não trabalharem corretamente, no próximo mandato cairão fora como já provou a história da humanidade e aqui neste País. Então, eu estou tranquilo com relação à necessidade da reforma política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário